segunda-feira, 25 de junho de 2012

Fé e Soberania de Deus - I - Hierarquia de verdades






Muito tenho pensado sobre a fé. Leio nos livros de teologia a diferença ente a fé comum e a fé eficaz. A primeira nos remete à prática diária da nossa confiança de que nossas petições serão atendidas.  A segunda nos liga à uma esperança de redenção final e de uma realidade nova além-vida, focada em Jesus.  A Bíblia às vezes parece contradizer-se. Jesus disse que que quem tiver fé como um grão de mostarda poderá transportar montes. Há outras afirmações dessa natureza que nos deixam muito confiantes. As tele igrejas evangélicas pós-pentecostais são hábeis em manipular seus adeptos com esses textos. Porém, o que vemos na prática? Deus não responde. Ou melhor, responde sim, mas nem sempre. Aliás, muito mais “nem sempre” do que gostaríamos. Seria apenas falta de fé? Os crentes ficam confusos, frustrados. Ainda mais quando veem nessas tele igrejas “depoimentos” um atrás do outro “demonstrando” a eficácia da fé pessoal aplicada ao ponto de “determinar” o que Deus “tem” de fazer.

O que os crentes precisam saber é que há uma hierarquia de verdades na Bíblia. No assunto em questão, a fé como prática pessoal é claramente ensinada como elemento da oração. Jesus nos manda orar, levar a Deus nossas petições, crendo que serão atendidas, “e assim será”. Porém há outra verdade superior a essa: Deus é soberano e Ele tem seus propósitos, que são insondáveis.

O que aconteceria se Deus respondesse a todas as nossas petições?


Um comentário:

  1. concordo que os textos bíblicos confundem e induzem ao uso que as chamadas igrejas pós-pentecostais fazem deles. Acho que eles (os textos) poderiam ser mais claros.

    ResponderExcluir