sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fé e Soberania de Deus III - Salmo 91




De minhas conversas no Face recupero esta. Um amigo publica a foto com os dizeres acima e argumenta, corretamente, com uma perguntinha cretina-do-bem: o que acham disso as outras pessoas que tiveram as casas destruídas?

Pois é, respondo: Nada  a ver. São promessas do VT na velha aliança. Não valem mais para os crentes hoje. Mas tem gente que acredita e se deixam explorar por igrejas manipuladoras que lhes assaltam os bolsos e lançam nas suas costas a culpa de não obterem a vitória por não terem fé suficiente. Lástima. Evangelho é outra coisa.

Mas alguém resolve comentar e retruca: “Só sei que Deus é e sempre será o mesmo, e a sua palavra não mudará”.   Essa pessoa demonstra a boa-fé que acompanha grande parte dos crentes. Fomos ensinados que a palavra de Deus não mudou e permanece a mesma. Não percebemos a armadilha que esse argumento pode encerrar quando não se usa uma boa hermenêutica (regras de interpretação) bíblica.

Respondo: “Não mudou a sua palavra, mas a sua aliança sim: Velho Testamento, Novo Testamento (Testamento = Aliança = Contrato). Vai pensando que mil cairão ao teu lado e tu não serás atingido, vai!. Esse é um texto de um salmo MESSIÂNICO e o autor está falando do MESSIAS, Jesus. Outro salmo do mesmo tipo é o 34, onde diz que "nenhum de seus ossos será quebrado". Falta de conhecimento bíblico gera crentes ingênuos que são facilmente explorados por pastores inescrupulosos.

O interlocutor replica: “Mas essa palavras bíblicas servem para refletirmos sobre o dia-a-dia.”

Respondo: “Não, amigo, não servem não. Servem apenas para pastores cretinos explorarem crentes ingênuos. Sou crente e filho de pastor. Meu pai tá com 82 anos e foi pastor toda a vida até aos 70. Ele nunca ensinou esse tipo de coisa. Falo de dentro.”

Ele:  “Eu sei que temos que nos basear no NT, mas a bíblia é muito útil em todos os pontos”.

Eu: “Certo. Muito útil quando se discerne sua aplicação. Fora disso pode ser bastante prejudicial. Pode observar o quanto essas tele igrejas usam o VT completamente fora do contexto para explorar a fé dos pobres fiéis incautos.”.

Ele: “Você tem razão nesse ponto”.

Eu:  “O VT foi escrito para mostrar como NÃO DEVE SER a nossa relação com Deus. Lá tem bênção para quem obedece e maldição e castigo para os desobedientes. E qual foi o resultado? Tragédia para o povo judeu! Quem quiser receber bênção pela obediência deve estar preparado para receber e ACEITAR o castigo pela desobediência. No VT aprendemos que Deus nos trata de acordo com o que somos. No NT Jesus nos recebe APESAR do que somos. "Todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus", mas, "Pela Graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é DOM de DEUS; não vem de boas obras, para que ninguém bata no peito e diga: eu mereço". Simples assim!”.

Ele: “Temos que manter uma amizade com Deus sincera”.

Eu: “Evangelho não é seguro-saúde, nem salvo-conduto, nem bolsa-emprego, nem garantia de nada. Ninguém tem privilégio de "folha corrida" diante de Deus. Todos somos igualmente solidários na Queda e na condição humana. Isso é o que os teólogos chamam de "solidariedade da raça". Pastor Estêvam Ângelo (maior liderança da Assembleia de Deus no Maranhão, falecido em 1996 aos 73 anos) morreu estraçalhado num acidente de carro numa de suas viagens evangelísticas. Seu corpo teve que ser catado ao longo da pista. Seu filho, no funeral, disse: "Papai viveu como queria e morreu como não queria". O Bispo Robinson Cavalcante, grande pensador e pastor reconhecido em todo o país e América Latina, foi esfaqueado há três meses, junto com a esposa, dentro de casa, quando voltou do culto de domingo, pelo próprio filho adotivo. Onde estava Deus e essa "promessa" de que "tu não serás atingido?". Meu amigo, ninguém manda em DEUS, tá? Sem essa de "confiado na tua palavra eu determino". Deus é soberano e seus propósitos são insondáveis. Há uma hierarquia de verdades na Bíblia. Presta atenção!”


Está na base da argumentação dos ateístas há séculos: Se Deus é bom, por que não impede a maldade no mundo?  Crentes ingênuos tentam esconder o fato de que Deus não responde, como quem tenta esconder o sol com uma peneira. A verdade é essa: Deus não responde a todas as nossas perguntas, não atende a todos os nossos pedidos nem intervém contra toda a maldade no mundo. E isso tem pouco a ver com fé. Não quero ainda responder segundo me parece o porque dessa verdade que não pode ser negada. Deus tem seus propósitos. Ele deu vislumbres deles na Bíblia. E, sim, Ele está no controle. E um dia, todos iremos compreender.  Por enquanto, mistério!  A fé é um mistério!

P.S.: A foto acima é uma montagem grosseira.




Um comentário:

  1. Lendo este post me veio à mente a determinação de Deus a Abraão: "Sê tu uma benção."
    Vi a vida toda crentes tomando para si essa tarefa árdua de ser uma benção e caindo mais e mais em frustração.
    Ao contrário da maioria evangélica de hoje, Deus sim DETERMINA. Não era um conselho ou admoestação a Abraão, mas uma determinação de que ele seria uma benção.
    Abraão em sua curta vida de cento e poucos anos, pode nem ter se apercebido do resultado abençoado de sua existência, e muitos hoje no mundo inteiro podem até duvidar ou ridicularizar ateísticamente sobre que benção seria essa.
    Mas Deus, em seu propósito determinou. Quem ainda não viu, verá...

    ResponderExcluir