sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Linguagem da Vida - Parte V

 Minhas anotações sobre o livro “A Linguagem de Deus”, de Francis Collins – Parte V











Começamos aqui a comentar a segunda parte do livro, que tem por tema: As Grandes Questões da Existência Humana

Capítulo 3 - As origens do Universo

Collins abre  a segunda parte do livro com esta citação: “Duas coisas me enchem de admiração e estarrecimento crescentes e constantes, quanto mais tempo e mais sinceramente reflito sobre elas: os céus estrelados lá fora e a Lei Moral aqui dentro”, de Immanuel Kant. 

Essa admiração pasmada seria apenas uma infantilidade?

Collins fala do método científico e de como ele é dinâmico e auto corrigido, de maneira que falhas e erros são suplantados por novas investigações e percepções ao longo dos séculos. Diz que os últimos cem anos foram profícuos em revisões científicas, com o surgimento de novíssimos conceitos do mundo subatômico, da física das partículas, da relatividade e da biologia celular, da química e de muitos outros campos.  Não há razão para não confiar na ciência. O conflito da Igreja envolvendo Copérnico/Kepler/Galileu foi ilustrativo de quanto mal pode causar a ambos a oposição entre os campos da ciência e da fé. 

Collins deslumbra-se com a elegância da matemática nas leis físicas. Cita Stephen Hawkins na sua expectativa de uma teoria do tudo que enfim representaria o triunfo final da razão humana: conhecer a mente de Deus. É nesse ponto que faz um link com o título de sua obra e pergunta retoricamente: seria a matemática, junto com o DNA, uma outra linguagem de Deus?   

Collins faz então um breve relato sobre o Big-Bang. Mas o que teria vindo antes? “O Big-Bang  grita por uma explicação divina”. Diz que essa é uma questão jamais respondida pela ciência e sem perspectivas de que o seja no futuro. Em seguida fala sobre a formação do nosso sistema solar e do planeta Terra. Expõe a admiração geral dos cientistas diante das 15 constantes físicas para as quais a ciência não tem nenhuma explicação, de cuja exatidão e imutabilidade depende a vida do homem na terra. Qualquer alteração, por menor que seja, no valor qualquer dessas constantes inviabilizaria o universo como o conhecemos hoje. Isso é chamado de Princípio Antrópico, que diz que nosso universo está exclusivamente ajustado para a vida humana.  Fala das três principais alternativas de explicação para esse princípio, (1-multiversos; 2-sorte, muita sorte mesmo e 3-Deus) mas ressalta que esse parece ser um tema essencialmente teológico. Chama Outra vez Hawkins em sua defesa: “Será difícil explicar por que o universo teria começado desta exata maneira, a não ser como um ato de um Deus que quisesse criar seres como nós”. Explica as chances e as dificuldades de cada alternativa e conclui que, também aqui, o fosso entre ciência e fé se mantém: os materialistas, por definição, não aceitam a terceira nem os não-materialistas a primeira. A segunda é descartada por ambos. Finaliza advogando que o Princípio Antrópico fornece um argumento interessante a favor do Criador.



Seguindo em frente nesse capítulo Collins fala da revolução que se deu com o surgimento da mecânica quântica, que destruiu o determinismo científico de Laplace e os fundamentos da mecânica clássica newtoniana.  E passa ao tema da cosmologia e da hipótese de Deus. Aqui ele chama Agostinho, que mil anos antes de Darwin, recomendou aos cristãos, referindo-se a passagens difíceis como as do Gênesis, a  não cerrarem posições que possam ser derrubadas pelo progresso científico da humanidade.  Collins encerra o capítulo dizendo que irá aprofundar esse tema mais à frente.

E ponto. Esse resumo está muito grande. E só chegamos à página 90! Vou condensar mais daqui pra frente.  Mas, de qualquer modo, comentar 90 páginas em 10, não tá tão ruim assim. Mas não tá bom não. Vou melhorar.

Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário