terça-feira, 3 de setembro de 2013

Anotações no III Congresso de Família da IPSL – Ago-Set/2013 [4]

Pregação do Rev. Antônio Florêncio Neto (AFA Neto)
Pastor da Igreja Presbiteriana da Aliança – Salvador – BA

Tema: Características do presente século que influenciam negativamente a Família.

Parte I - Sexta feira, 30/08/2013 – NOITE – Abertura do Congresso

O Pastor começa com esta citação anônima: “O mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende dos pais que vamos deixar para o nosso mundo”.

Texto bíblico em destaque para o estudo de hoje: Josué 24:1-25

No contexto da volta dos israelitas do cativeiro babilônico o foco de Josué era a restauração do culto a Deus e assim ele confronta a nação, advertindo da responsabilidade pessoal dessa decisão, culminando com a famosa frase “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Comentários do Pastor:

1.       A situação de hoje é semelhante àquela do contexto de Josué: um mundo hostil à moralidade e às concepções cristãs.
2.       Josué propôs que cada um fizesse a sua escolha de a qual Deus servir. Relembrou os feitos marcantes de Jeová desde o começo da formação da nação judaica e confrontou essa história com as possibilidades oferecidas pela secularidade de então. Chamou especial atenção para os custos e as responsabilidades de seguir a Deus.
3.       A escolha teria que ser livre e pessoal. Josué comunicou a sua ao povo: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.
4.       O mesmo terá que ser feito hoje pessoalmente. Para servir a Deus numa sociedade hostil aos valores do evangelho há um preço a pagar.
5.       O grande desafio da família cristã hoje, e sempre foi assim, é viver os valores do evangelho no meio de uma sociedade que não aceita e combate esses valores.

Em seguida o Pr. Afa Neto começa a discorrer sobre o tema, no seguinte esquema:

Nove Características da Sociedade Secular Que Influenciam a Família Cristã Hoje:

Característica 1: A Miojização da Vida

Neologismo introduzido pelo professor filósofo Mário Sérgio Cortella, vem de Miojo, aquele macarrão instantâneo que estudantes fazem às pressas para matar a fome na véspera de uma prova. Fala de desprezo pelo processo e do foco no resultado. O Miojo é pre-processado e o resultado em termos de refeição pronta é quase imediato. Mas está longe do sabor de uma boa massa italiana bem preparada com receita e ingredientes originais.  Miojo fala de pressa, de resultado, de valorizar o ponto de chegada e desprezar o processo, o preparo, a tradição, a conversa, o ambiente, o clima, a palavra, a argumentação, os sentimentos, o jeito-próprio-de-ser. O foco é a utilidade, o resultado, enfim.  Esse processo de miojização da vida mina a relação familiar, na medida em que despreza o processo lento, gradual e custoso de construção da convivência nos relacionamentos, que envolve perdas, ganhos, erros, acertos e conquistas.

Característica 2: A Dessacralização da Vida

Fala do descarte do sagrado e esvaziamento de significados. Tudo passa a ser comum. “Está faltando espanto!” (Frei Beto).  Ninguém se surpreende mais com nada! São tantas as aberrações que vemos todo dia nos meios de comunicação que acaba por nos afetar a sensibilidade. É a banalização da vida. Até os vínculos parentais, firmados em séculos de forte tradição cristã no ocidente, estão perdendo seu conteúdo sagrado. Os papéis familiares (pais, mães, filhos) estão perdendo consistência, tendo como resultado a perda da referência, da honra e do respeito. O conceito de amigos está se sobrepondo ao de pais. Pais são pais e têm autoridade sobre filhos. Pais podem e devem ser amigos dos filhos, mas antes de tudo são pais e não podem deixar de sê-los.  Autoridade e honra são inerentes aos papéis dos pais. O conteúdo simbólico sagrado desses vínculos precisa ser resgatado e mantido.

Característica 3: A McDonaldização da Vida

Essa característica fala de uniformização e padronização, de rejeição e medo do imprevisto, de opção pela segurança em vez do investimento de risco nos relacionamentos. Fala também de imediatismo, de conveniência, de comodidade, de aparências, de custo-benefício, de rapidez, de coisa-pronta, de mesmice, de sempre fazer do mesmo jeito, de ponto-de-passagem em vez de ponto-de-encontro, de curto prazo, de não-saudável a longo prazo. Isso tudo minimiza as relações familiares, afrouxa os ligamentos, reduz a consistência da vida.

Característica 4: A Drive-Trhurização da Vida

Representa o ápice da modernização. Fala de tudo que é prático, funcional, rápido e descartável, que funciona. Hoje é mais importante dar certo do que ser certo. É a lógica do ganhar tempo em tudo, mas pra que? Pra chegar em casa e cair no sofá na frente da TV e passar o controle remoto de cima-a-baixo até descobrir que nada de interessante está passando e depois, caindo de sono, ir deitar-se?  Essa lógica de hoje não está interessada nos valores bíblicos.

O pregador encerra conclamando para a segunda parte, com mais cinco características.



Um comentário:

  1. Faustino, que síntese maravilhosa. Aliás, sua percepção do que expomos vai muito além do que foi falado, complementando com maestria a reflexão. Vou aproveitar e aperfeiçoar para futuras palestras no tema. Parabéns meu irmão. Abração e saudade.

    ResponderExcluir